sábado, 9 de julho de 2011

Curiosidades: Montréal x São Paulo

Neste pouco tempo que estamos aqui, notamos algumas diferenças relacionadas a nossa cidade natal: 
- Aqui é comum as pessoas realizarem Venda de Garagem: elas simplesmente colocam móveis e objetos diversos na frente de suas casas para vender. Quem passar e gostar, é só pagar e levar.

- Poucos aptos podem ter máquina de lavar. Acho que é por conta da estrutura ser de madeira e outros materiais não tão firmes como o concreto. Por isso, embaixo de cada prédio tem um lavandeira, com algumas máquinas de lavar e secar.


Detalhe: paga-se $ 1,75 por cada operação.
- Não tem tanque nos aptos, isso significa que sou obrigada a dar uma pré-lavada nas roupas da família na pia do banheiro ou na banheira.
- Não é preciso dar sinal para o ônibus parar. Você mesmo abre a porta de trás para descer, basta encostar nas barras laterais. E você também tem a opção de descer pela frente, sem precisar pedir: basta dar sinal e se aproximar da porta.
- É muito comum ver mulheres atrás do volante dos ônibus (tem muita mesmo).
- É possível mobiliar uma casa com coisas doadas e/ou achadas nas ruas. Claro que não dá pra pensar em decoração/layout…
- O bilhete único aqua chama-se OPUS, e você pode usar quantas vezes quiser no dia/mês, para isso basta fazer uma recarga mensal.
- Os supermercados têm caixas eletrônicos, onde você mesmo pode passar seus produtos e pagar, "sem fiscalização".
- Quando uma loja fecha, eles convidam os clientes para se dirigirem aos caixas, e logo começam a desligar algumas luzes e fechar os provadores.
- É raro ver lixeiras nas ruas. Por sinal, tem alguns bairros que são bem sujinhos. O gari aqui não varre as ruas, ele pilota uma espécie de tratorzinho, que vai recolhendo o lixo das calçadas. Para limpar as ruas, é um caminhão maior que passa varendo.
- Para o lixo reciclado, passa um caminhão com braço mecânico e vai recolhendo e devolvendo as latas de lixo.
- Todos os carros são obrigados a dar preferência para os pedestres, ninguém buzina se você demora para travessar a rua. É normal esperar sempre o pedestre, chega a ser estranho de tão cordial…rs


Verdade seja dita: que falta nós sentimos do nosso carrinho... Embora aqui o sistema de transporte funcione muito bem, uma vez que você tem carro e desfruta de toda a idependência que ele te dá, é muito difícil ficar sem. Aqui os carros não são tão caros como no Brasil, mas dizem que os impostos anuais são altos... Enquanto um carro ainda é um sonho distante, vejam abaixo a foto da nossa mais recente aquisição como meio de transporte aqui. É usada, mas tá novinha e o melhor é que aqui o motorista respeita o ciclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por deixar seu comentário, responderemos assim que possível.
abraços.