quinta-feira, 21 de julho de 2011

Um pouquinho de turismo

Vieux Montréal
Um pouquinho de turismo: nos últimos dias andamos um pouco pela cidade e tiramos algumas fotinhos para registrar o momento. Deem uma olhada:

Tem muitas carruagens para alugar e dar uma voltinha.

Aí o Beni deita e rola ...


Na frente da Notre-Dame de Montréal


Apresentações públicas

Elas estavam tocando a sexta sinfonia

Voltando para casa

Abaixo fotos do Parque Jean Drapeau, no último dia do Weeks monde. Pensa num lugar lotado... Era brasileiro que não acabava mais e tinha comidinhas do Brasil também, mas as filas estavam enormes.


Noite do dia 23 de Julho, próximo ao metrô Papineau, onde está rolando um festival/competição de queima de fogos de artifício, envolvendo diversos países - dia 30 é a final. Acho que o Brasil não está competindo, pelo menos não ouvi falar nada sobre. Neste dia foi a apresentação do Canadá, tem música e tudo, parece um Ballet de luzes e som - bem legal.

Domingão, no fim da tarde, fomos ao mirante do Parque Mont Royal, de onde dá pra ver boa parte de cidade. A vista é linda.

Será que ele conseguiu ver algo?
A cidade é bem plana, tem poucas elevações

Vimos até Guaxinim, vários deles, uma família

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Francisação

O Léo começou o curso de francês há duas semanas, na École Jean Mance, próxima ao parque La Fontaine. Ele está gostando bastante, principalmente porque eles trabalham muito cada atividade, diferente do Brasil, onde as aulas são dadas naquela correria para cumprir o programa determinado. Depois ele fará um post detalhando mais sobre o curso.
 
Quanto a mim, estou cuidando do nosso filhote e considero isso maravilhoso, porque ele está passando por fases muito gostosas e que tenho certeza que ficarão para sempre na minha memória. Além de Mãe, me ocupo com a função de dona de casa, coisa que não me agrada muito, pois serviço de casa não acaba nunca: você faz hoje e amanhã tem que fazer tudo de novo. Isso desgasta um pouco a gente e algumas vezes me desanimo, mas respiro fundo e passa. "Vamo que vamo". O Léo me ajuda, mas as coisas têm que ser no tempo dele e aí tenho que ficar pedindo também. Mas ainda assim é melhor do que nada...rsrs.


Quanto ao meu curso de francês, recebi a carta esta semana que vai começar dia 17 de agosto. Vou estudar na UQAM (centro), não sei como é o curso de lá, pois até agora não encontrei ninguém que soubesse comentar. Serão só 2 meses e alguns dias o horário vai ser integral, como o do Léo (das 8h30 à 16h). Vamos ver se agora eu melhoro esse francês...kkk

sábado, 16 de julho de 2011

Como estamos nos virando na culinária?

Aposto que vocês estão se perguntando: "como aqueles dois preguiçosos estão se virando para conzinhar???". Eu respondo que estamos nos virando bem! Nós dois cozinhamos e não estamos comendo besteira, não. É claro que não temos muita criatividade para pratos mais ousados, mas sempre sai uma cominha simples e gostosa. Afinal, temos a responsabilidade de alimentar nosso filhotinho, então não dá pra ter preguiça. Claro que não dá para não lembrar da comidinha das nossas mães (ai que delícia!), quando nossa única dificuldade era ligar e perguntar: "tem comida aí?". E lá estava minha mãe com sua comidinha caseira fresquinha e deliciosa (chega me encher a boca de água só de lembrar). Tinha também minha sogra com aquelas panquecas divinas de frangos e/ou aquelas comidinhas que só ela sabe inventar (onde ela misturava uma coisa com outra e ficava uma delícia). Isso sem falar nos convites para almoço da Dau, da Dite, da Mag e as vezes até da tia Geni.... Vixi, nós passávamos bem neste aspecto. E para completar sempre tinha os bolos da tia Izauri, quando íamos para Campinas, muitas vezes também rolava uns bolos da Tia Bela, nas festinhas de família...hummmm.

Detalhe importantíssimo: a carne de vaca aqui é horrível, tem cheiro ruim de carne passada e gosto de nada. Às vezes é até adocicada e custa carooo!! Logo, só estamos comendo frango, peixe e ovo. Aí que saudade das churrascarias do nosso Brasil, com aquela picanha.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Se estamos gostando?

A resposta é simples: SIM! Mas ainda é muito cedo para saber se ficaremos aqui ou não. Continuamos  descobrindo e explorando o lugar... É verdade que alguns dias estamos mais tristinhos, com saudade da família e do povo todo... Melhor seria se uma grande parte das pessoas que amamos pudessem/quisessem viver aqui também, mas como não é possível, continuamos matando a saudade via skype, facebook e telefone.
Conversamos muito sobre o fato de  não termos uma história aqui, não termos  referência. Temos que construir tudo, tudo mesmo. Lugar perfeito não é, sabemos que não existe este lugar na Terra, mas estamos tentando ver o lado positivo de tudo e tentando aproveitar estes dias de primavera/verão lindos que Deus nos deu. Acho que as pessoas "sofrem tanto" no inverno que na primavera-verão todo mundo parece celebrar e busca aproveitar a natureza e seus longos dias de sol (das 4h30 até umas 21h). Esta parte é fantástica, é bom demais ser criança aqui...

sábado, 9 de julho de 2011

Curiosidades: Montréal x São Paulo

Neste pouco tempo que estamos aqui, notamos algumas diferenças relacionadas a nossa cidade natal: 
- Aqui é comum as pessoas realizarem Venda de Garagem: elas simplesmente colocam móveis e objetos diversos na frente de suas casas para vender. Quem passar e gostar, é só pagar e levar.

- Poucos aptos podem ter máquina de lavar. Acho que é por conta da estrutura ser de madeira e outros materiais não tão firmes como o concreto. Por isso, embaixo de cada prédio tem um lavandeira, com algumas máquinas de lavar e secar.


Detalhe: paga-se $ 1,75 por cada operação.
- Não tem tanque nos aptos, isso significa que sou obrigada a dar uma pré-lavada nas roupas da família na pia do banheiro ou na banheira.
- Não é preciso dar sinal para o ônibus parar. Você mesmo abre a porta de trás para descer, basta encostar nas barras laterais. E você também tem a opção de descer pela frente, sem precisar pedir: basta dar sinal e se aproximar da porta.
- É muito comum ver mulheres atrás do volante dos ônibus (tem muita mesmo).
- É possível mobiliar uma casa com coisas doadas e/ou achadas nas ruas. Claro que não dá pra pensar em decoração/layout…
- O bilhete único aqua chama-se OPUS, e você pode usar quantas vezes quiser no dia/mês, para isso basta fazer uma recarga mensal.
- Os supermercados têm caixas eletrônicos, onde você mesmo pode passar seus produtos e pagar, "sem fiscalização".
- Quando uma loja fecha, eles convidam os clientes para se dirigirem aos caixas, e logo começam a desligar algumas luzes e fechar os provadores.
- É raro ver lixeiras nas ruas. Por sinal, tem alguns bairros que são bem sujinhos. O gari aqui não varre as ruas, ele pilota uma espécie de tratorzinho, que vai recolhendo o lixo das calçadas. Para limpar as ruas, é um caminhão maior que passa varendo.
- Para o lixo reciclado, passa um caminhão com braço mecânico e vai recolhendo e devolvendo as latas de lixo.
- Todos os carros são obrigados a dar preferência para os pedestres, ninguém buzina se você demora para travessar a rua. É normal esperar sempre o pedestre, chega a ser estranho de tão cordial…rs


Verdade seja dita: que falta nós sentimos do nosso carrinho... Embora aqui o sistema de transporte funcione muito bem, uma vez que você tem carro e desfruta de toda a idependência que ele te dá, é muito difícil ficar sem. Aqui os carros não são tão caros como no Brasil, mas dizem que os impostos anuais são altos... Enquanto um carro ainda é um sonho distante, vejam abaixo a foto da nossa mais recente aquisição como meio de transporte aqui. É usada, mas tá novinha e o melhor é que aqui o motorista respeita o ciclistas.